FESTIVAL DE MÚSICA DA BENDADA

Sobre o Festival

Localizado na região montanhosa do nordeste de Portugal, o Bendada Music Festival oferece uma combinação única de aulas individuais de instrumento, ensaios de música de câmara e oportunidades de participar em concertos. Os dias são também preenchidos com aulas de coro, teoria musical, composição e improvisação à escolha do participante, providenciando uma vivência musical diversificada e inspiradora. Para além da Gala de Encerramento do Festival, os alunos são convidados a participar em concertos diários, nos locais mais pitorescos da região, onde alunos e professores partilham o palco.

Entre aulas, workshops, ensaios e concertos, o Festival também inclui visitas a locais de interesse cultural, como as aldeias históricas de Sortelha, Belmonte e Sabugal, onde existem castelos centenários que nos fazem crer que viajámos no tempo. Serão também programadas visitas a museus e atividades ao ar livre, para que os alunos tenham oportunidade de relaxar, conhecer a cultura local e tirar partido de paisagens inspiradoras.

A comunidade Bendadense aguarda a realização do Bendada Music Festival com entusiasmo. Todos os anos, os habitantes da Bendada recebem os alunos e professores Portugueses e estrangeiros de braços abertos, felizes por poderem partilhar o seu amor pela aldeia com os participantes do festival. Os residentes locais são o coração deste evento, abrindo as portas de suas casas a todos os que vêm de fora, cantando no Coro de Adultos do Festival e participando como ouvintes atentos e interessados em todos os concertos de alunos e professores. Num mundo em que a audiência para a música clássica está a diminuir, os alunos do Bendada Music Festival terão a oportunidade refrescante e inspiradora de se apresentarem perante um público que valoriza e aprecia esta arte com um exuberante entusiasmo.

Acima de tudo, o Bendada Music Festival é um evento onde uma exigente educação musical coabita com imersão cultural e muita diversão, num ambiente relaxado e encorajador que permite que os alunos cresçam como músicos, artistas e seres humanos.

BendadaMusicFestLogo.jpg

Data e local:

O festival terá lugar na Bendada, Portugal, de 13 a 21 de julho de 2019. As aulas e ensaios serão na Casa da Música da Bendada, um novo edifício com salas de estudo insonorizadas e um auditório com paredes de vidro com uma vista magnífica para a montanha. Haverá também espaços para estudo e ensaios disponíveis noutras escolas de música da região.

IDADE:

O festival acolhe alunos entre os 14 e os 24 anos.


Documentário sobre a terceira edição do festival

Produzido por Jason Kimball e Devin Hahn para a BU Today e Bostonia (jornais da Boston University).


HORÁRIO Das ATIVIDADES

8:45h: Receção
9:00–9:30h: Coro
9:30–10:45h: Aulas de Instrumento
10:45–11:00h: Lanche
11:00–12:30h: Aulas de Instrumento
12:30–14:00h: Almoço
14:00–16:15h: Música de Câmara
16:30–17:15h: Concerto de Alunos
17:15h: Fim das Atividades

AULAS

O festival oferece aulas individuais de piano, violino, viola, violoncelo, clarinete, flauta, guitarra, voz e composição. Atividades opcionais incluem: coro, harmonia ao teclado, oficina de improvisação e orquestração.

Para mais informações, visite a página Professores do Festival.