TIAGO LOPES OLIVEIRA
GUEST CONDUCTOR
Natural de Sobralinho (Vila Franca de Xira), iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense aos 8 anos. Prosseguiu estudos de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt e onde concluiu o curso secundário de piano. Estudou ainda Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa com o organista Sérgio Silva.
Concluiu as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com os Professores Armando Possante e Sílvia Mateus e em Piano na Universidade de Évora com a Prof. Doutora Ana Telles Béreau, simultaneamente. Neste contexto teve ainda oportunidade de estudar com músicos como Paulo Pacheco, Christopher Bochmann, José Brandão, Mauro Dilema, Pedro Castro, Pedro Amaral, Nuno Vieira de Almeida, Alberto Roque, Maximo Mazzeo, António Carrilho ou Nicholas McNair.
Concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando "A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respectiva influência na sua obra para piano" na sua tese, sob a orientação da Prof. Doutora Ana Telles Béreau.
Participou em MasterClasses de piano onde trabalhou com José Eduardo Martins, Sara D. Buechner, Christophe Simonet, Ana Cláudia Assis, Anna Kijanowska e Jean Pierre Armengaud.
Enquanto pianista colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra de Câmara da GNR tendo trabalhado com maestros como Jean-Sébastien Béreau, Cesário Costa, Pedro Amaral, Alexandro Posada e Emilio Pomàrico.
Em MasterClass, estudou Direcção Coral e Orquestral com os Maestros Jean-Sébastien Béreau, Adriano Martinolli D'Ardy, Paulo Lourenço, Cara Tasher e Stephan Coker.
Estuda Direção de Orquestra em Lisboa com Jean-Sébastien Béreau desde 2011.
Dirigiu o 4º, 5º e 7º Estágios de Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música de Alcobaça, o XI Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão – Ourearte (Ourém, 2017) e o Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão – EPABI (Covilhã, 2017)
Como maestro convidado dirigiu: Ensemble MPMP, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara da GNR, Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Sem Fronteiras e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Trabalhou ainda com o Quinteto Quartz a convite do Festival DME numa residência artística que resultou na gravação de novas obras de jovens compositores portugueses. Foi maestro convidado na 3ª e 4ª edições do Operafest Lisboa.
De Setembro de 2016 a Setembro de 2017 foi maestro da Sociedade Artística Musical Carvalhense e coordenador pedagógico da Escola de Música.
Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música - vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin.
É professor de Orquestra na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional em Lisboa.
É desde Setembro de 2017 o maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.