RICARDO MENDES
VIOLIN FACULTY
Ricardo Mendes nasceu em 1982 na cidade de Évora, sendo natural de Reguengos de Monsaraz. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional de Música de Évora, na classe de violino com o Prof. Nikolay Lalov.
Em 1998/99, concorreu ao concurso Prémio Jovens Músicos onde obteve o 2º e 3º prémios a nível médio. Nesse mesmo ano ingressou no primeiro estágio de orquestra de todas as escolas profissionais de música do país (Aproarte) dirigida pelo Maestro Ernest Chell. Também em 1999 terminou a Escola Profissional de Música de Évora, concluindo a prova de aptidão profissional para violino com distinção máxima.
No biénio de 1999/2000 foi bolseiro da Fundação Gulbenkian no âmbito do Prémio Jovens Músicos.
Em 2000 concorreu para a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, onde ingressou como estagiário durante 2 anos. Através da mesma teve a oportunidade de realizar vários concertos, nomeadamente em Portugal e Bruxelas. Participou, no mesmo ano, numa gravação com a Orquestra Gulbenkian sob a direcção do Maestro Muhai Tang.
Em Janeiro de 2004 apresentou-se a solo com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa interpretando o concerto para violino de Jean Sibelius. No mesmo ano, por obter a melhor média de violino na E.S.M.L., foi-lhe concedida uma bolsa de estudo sob o regime Erasmus através do qual estudou no Conservatório Felix Mendelshon Bartohly, em Lepzig, Alemanha, na classe do professor Roland Baldini.
Colabora frequentemente com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção do maestro Vasco Azevedo, tal como com a Orquestra Gulbenkian (colaboração iniciada em 2000).
Em 2004, terminou a Licenciatura em Instrumento – Violino, concluindo o Recital final com 19 Valores nas disciplinas de Instrumento e Música de Câmara.
Em 2008 começou a lecionar violino no Conservatório de Música de Cascais.
Atualmente é músico efectivo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na qualidade de concertino, mas também como solista em recitais e concertos. É professor de violino e orquestra na Academia de Música de Lisboa e desde 2013 que leciona violino no Musicentro, Salesianos de Lisboa.
Em 2021 é cofundador do Capdeville Ensemble.
Ricardo Mendes toca num violino Louis Guersan de 1750.