PEDRO LOPES

VIOLIN FACULTY

É docente efectivo na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (2011-). Colabora regularmente com o pianista João Vasco no seu projeto multimedia – “2016”, Orquestra sem Fronteiras (2019-), Lisnova Ensemble (2021-) e Quarteto Prometheus (2022-).

Foi concertino da Orquestra de Câmara Portuguesa (2009-2022), com a qual colaborou regularmente na qualidade de músico, tutor e coordenador nos projetos Notas de Contacto (2012-2015) e Jovem Orquestra Portuguesa (2013-2022). Foi ainda docente no Ensino Integrado de Música na Casa Pia de Lisboa (2009 -2011).

Apresentou-se a solo com os Concertos de violino de Mendelssohn e Mozart (3 e 5), com a Orquestra ARTAVE, Orquestra de Câmara Portuguesa, Jovem Orquestra Portuguesa e Orquestra Sem Fronteiras. Foi também 1º violino solista com o Emseble mpmp solista, Orquestra do Algarve e La Nave Va.

Para além de Portugal, apresentou-se já em concertos em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Roménia, Angola, Cabo Verde e Brasil.

É membro fundador do Trio do Desassossego, este último em residência na Casa Fernando Pessoa em 2013/2014 e vencedor do 1º prémio em Música de Câmara nível Superior do Prémio Jovens Músicos (2013). Foi laureado ainda com o 1º prémio no concurso Internacional Jovens Intérpretes de Música Antiga (2013), na categoria de solista nível superior, sendo-lhe também atribuído o prémio especial do júri “Sofia de Mendia”. Obteve o 2º prémio no nível médio (2007), categoria solista, do Prémio Jovens Músicos.

Inicia os seus estudos de violino, com 12 anos, na ARTAVE sob orientação do professor José Camarinha. Conclui o 8º grau com a classificação máxima no instrumento. Estudou na Academia Nacional Superior de Orquestra com o professor Aníbal Lima, onde obtém o grau de Licenciatura (2009) e depois de Mestrado em Ensino da Música (2013) com a classificação de 19 valores na especialidade instrumental.

Frequentou o Mestrado em Música de Câmara na prestigiada Hochschule Fur Musik Theater und Medien Hannover (Alemanha) na classe do professor Markus Becker, tendo ainda a oportunidade de trabalhar com os professores Oliver Wille e Ulf Schneider (violino e música de câmara).

Conta já com vários alunos laureados concursos e que prosseguiram os seus estudos fora de portas (Inglaterra, Holanda e Alemanha).