A REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

Castelos históricos, vistas deslumbrantes, prados adornados com oliveiras e laranjeiras, pequenas aldeias ensolaradas com casas de pedra decoradas com azulejos azuis - são estas as imagens que retratam a região da Beira Interior.

Todos os anos, turistas de todo o mundo visitam esta região do interior de Portugal atraídos pelas suas paisagens únicas. Rica em cultura, edifícios históricos e museus, esta região oferece a oportunidade única de se mergulhar nas tradições e património de Portugal, enquanto se desfruta de caminhadas e outras atividades ao ar livre.

As maravilhas naturais da Beira Interior incluem dois parques nacionais, pequenos lagos, praias fluviais e vários trilhos para caminhadas. É nesta região que se situa o Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área de conservação de Portugal, que fica na encosta da montanha mais alta de Portugal continental, com espécies de flora únicas em todo o país.

A região da Beira Interior no mapa de Portugal.

A região da Beira Interior no mapa de Portugal.


AS PAISAGENS DESLUMBRANTES DO CENTRO DE PORTUGAL

Video produzido pelo Turismo de Portugal (www.visitportugal.com).


ATRAÇÕES TURÍSTICAS PERTO DA BENDADa

A aldeia da Bendada está localizada no coração da região, rodeada de montanhas, áreas de conservação natural e aldeias medievais. Visite a nossa página sobre a Bendada para mais informações sobre o que ver e fazer na aldeia.


PATRIMÓNIO HISTÓRICO E MUSEUS

A Bendada fica a uma curta distância de carro das aldeias históricas e cidades de Sortelha, Sabugal, Belmonte, Guarda e Covilhã. Estes lugares podem ser avistados ao longe, com castelos e fortes que se elevam no topo das montanhas. A história, cultura e tradições da região podem ser vistas em vários museus bem equipados e organizados.

CASTELOS E PATRIMÓNIO HISTÓRICO:

Alunos do Bendada Music Festival a atuar no Castelo de Belmonte.

Alunos do Bendada Music Festival a atuar no Castelo de Belmonte.

Vista do Castelo de Sortelha (Sabugal). ©  www.aldeiashistoricasdeportugal.com

Vista do Castelo de Sortelha (Sabugal).
© www.aldeiashistoricasdeportugal.com

ATIVIDADES AO AR LIVRE

A Bendada está rodeada por dois parques naturais, que são o lugar ideal para fazer caminhadas, explorar a natureza e realizar atividades ao ar livre.

VINHO E GASTRONOMIA

As receitas tradicionais da Beira Interior são transmitidas de geração em geração, enaltecendo a sua diversidade e preservando a sua riqueza e autenticidade. A gastronomia destaca os principais produtos da região como carne, queijo e uma grande variedade de vegetais produzidos localmente, sendo o cabrito assado um dos pratos mais populares. A Beira Interior é também conhecida pelos seus enchidos, como a morcela, a farinheira, a alheira e o chouriço. No entanto, opções como o bacalhau ou o caldo verde estão sempre disponíveis.

A produção de vinho na Beira Interior pode ser traçada até aos tempos romanos. A altitude, o solo granítico e as temperaturas extremas conferem aos vinhos sabores e aromas complexos.

VINÍCOLAS:

MUSEUS DE GASTRONOMIA:


ALOJAMENTO PERTO DA BENDADA

Durante o festival, a aldeia da Bendada aloja alunos, professores e artistas que participam no evento. Os visitantes do festival podem encontrar alojamento nas cidades e aldeias vizinhas, que ficam a uma curta distância de carro. Há uma variada oferta que vai desde turismo de habitação a hotéis, dentro dos quais recomendamos:

HOTÉIS:

CASAS, APARTAMENTOS E B&Bs:

Para mais informações sobre alojamento e uma lista completa de casas e hotéis, envie um e-mail para bendadamusicfest@gmail.com.